Menú de Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Jardinagem em Fevereiro - Agenda

As primeiras cores do ano estão a surgir. Lentamente, a natureza começa a despertar do sono repousante em que se encontrava!


Camélias, lírios, cíclames, aloés, diversas bolbosas e muitas outras plantas começam a pintar as varandas e os jardins. Para ter uma primavera (muito) mais florida e perfumada, o trabalho que desenvolver nas próximas semanas é determinante. A humidade e as temperaturas mais amenas favorecem o desenvolvimento vegetativo, ajudando na germinação das sementes e na emissão de raízes. Como as plantas nunca são demais, experimente novas espécies, de preferência de cores quentes e vibrantes, que animarão (ainda) mais a sua casa. As alterações que introduzir aos planos de plantação imprimem um novo dinamismo e criam cenários diferentes e personalizados. 

• No exterior
Prepare os canteiros: revolva a terra e aumente as reservas do solo incorporando matéria orgânica. Plante arbustos e árvores de raiz nua. Comece a dividir os tufos das herbáceas vivazes e das tapetizantes, retirando sempre as partes secas e em mau estado. De poucas conseguirá muitas! Em tabuleiros e em local abrigado, semeie as herbáceas anuais que florescerão no verão: petúnias, cravos túnicos, sécias, zínias, ervilhas de cheiro e girassóis. No próximo mês vai continuar com as sementeiras. Sache e monde. A terra precisa de arejar, de oxigenar e de aquecer. Vigie atentamente o aparecimento dos caracóis, das lesmas e das cochonilhas, pois são mestres na arte de se esconderem e a sua presença faz inúmeros estragos! 

• Em casa
Mude os vasos. Renove os compostos empobrecidos e aproveite para mudar as plantas para vasos com um tamanho superior. Limpe as folhas. Se não o fizer com regularidade o pó acumula-se na parte aérea, impedindo a receção da luz que as plantas de interior tanto precisam.


Obrigada pela visita. Até já.


Paula

Foto: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário