Menú de Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ervilhas-de-cheiro, uma tradição suave e perfumada


Colher ervilhas-de-cheiro do jardim e colocá-las na jarra é a melhor forma de trazer para casa o perfume doce, suave e penetrante que as flores libertam, e também de estimular e prolongar a sua época de floração. Se as deixar no jardim, sentirá o seu aroma a invadir todo o espaço envolvente.

Trata-se de uma herbácea anual, bastante rústica e versátil, pois pode ser utilizada como flor de corte, para ramos, para adornar bordaduras ou tapetes em jardins ou, ainda, envasada, consoante se recorra a variedades anãs, que não ultrapassam os 30 cm de altura, ou a trepadeiras que podem alcançar grandes tamanhos. Neste caso, necessita de ser amparada por um suporte, por onde possa trepar.

Durante a fase de crescimento suporta temperaturas baixas, mesmo negativas, mas o que mais lhe agrada são os locais bem expostos ao sol e solos férteis, enriquecidos com matéria orgânica, frescos e húmidos.

Semeia-se em fevereiro e março, como aconselhámos  em Jardinagem em Fevereiro - Agenda, a 2 cm de profundidade. Se mergulhar as sementes em água morna, na noite anterior à sementeira, melhorará as condições de germinação.

Os fragrantes ramalhetes de flores, obtidos entre junho e o início do outono, são uma excelente compensação de todo o seu trabalho!

Após a floração, pode aproveitar as sementes das vagens para as próximas sementeiras, embora haja uma forte possibilidade das plantas degenerarem, ou seja, não conseguir obter réplicas do primeiro ano, nomeadamente quanto à cor.

Gosta de ervilhas-de-cheiro?

Estas plantas leguminosas, com a designação botânica Lathyrus odoratus, têm uma grande tradição nos jardins portugueses antigos.
Se nunca as semeou, experimente, pois serão um enorme contributo para um jardim alegre, perfumado e muito mediterrânico!

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula


Imagem: Paula Craveiro

1 comentário:

  1. Olá.
    Nós gostamos das ervilhas-de-cheiro!
    Não temos é acertado no seu cultivo... mas vamos continuar a tentar :)
    Um abraço

    ResponderEliminar