Menú de Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Brincos-de-princesa, cuidados essenciais

Fuchsia x hybrida

Um longo período de floração, facilidade de propagação e fracas exigências de cultivo são condições que lhes permitem gozar de uma enorme popularidade no nosso país.

Quase todas as espécies de brincos-de-princesa são originárias da América Central e do Sul, encontrando-se no interior das florestas ou nas zonas húmidas e sombrias das montanhas.
O interesse desde sempre manifestado por estas plantas, permitiu obter um considerável número de variedades híbridas, conseguidas principalmente a partir das espécies: Fuchsia corymbiflora, Fuchsia fulgens e Fuchsia magellanica e que se distinguem pelo porte, formato, adaptabilidade, cor e forma das flores, sendo utilizadas quer em jardins exteriores, quer dentro de casa.
Existem variedades de porte prostrado, que ficam lindamente em cestos suspensos. Outras, erectas, podem crescer livremente e dar lugar a arbustos com porte arbóreo. Em menor número, encontram-se as variedades "Nana".

As plantas florescem profusamente entre março e outubro, dando origem a verdadeiras cúpulas. As flores, de pétalas e sépalas, de grande beleza, extravagância e exotismo, assemelham-se a sinos, nascem aos pares e podem exibir várias combinações de branco com outras cores.
Cada flor compreende, geralmente, 4 sépalas arqueadas, com corolas simples ou dobradas e um conjunto de estames proeminentes.

São também conhecidas por fúcsias, devido à combinação do rosa com o violeta, ou com o roxo, que caracteriza a maioria das espécies e variedades.

Brincos-de-princesa, que jóias tão preciosas e que nome mais apropriado!!! Há quem veja nestas flores pequenas bailarinas.

O nome "Fuchsia" homenageia Leonhart Fuchs, médico e botânico alemão do séc. XVI, considerado um dos três fundadores da botânica e que elaborou um importante guia com cerca de 500 plantas medicinais e seus respetivos usos.

Cuidados essenciais: Proporcione-lhe terra arenosa com turfa incorporada, húmida, mas não encharcada. A turfa é parte do segredo para ter plantas saudáveis com florações ininterruptas.
Dentro de casa deve receber 3 ou 4 horas de sol por dia. No jardim uma localização um pouco sombreada será a ideal.

Multiplicação: O mais prático é usar estacas de ponta com 8 a 10 cm de comprimento, cortadas logo a seguir a um nó. Faça-o na primavera.

O meu conselho: Quando adquirir uma destas plantas, certifique-se que já tem botõezinhos formados. Assim, em pouco tempo, poderá desfrutar da sua elegância, numa abundante e sinuosa silhueta.

Fuchsia triphylla

Fuchsia corymbiflora

Fuchsia magellanica

Fuchsia x hybrida

Fuchsia x hybrida

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário