Menú de Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nenúfares, uma vida sobre a água


Não há como os nenúfares para dar um toque exótico aos lagos e tanques dos jardins!


É graças ao longo pecíolo das folhas que estas se mantêm à superfície da água. As flores delicadas, de numerosas pétalas e de diferentes tonalidades, apresentam no centro estames amarelos muito pronunciados. Estas, abrem com o sol e fecham ao entardecer. O pedúnculo que as suporta, permite-lhes flutuar à superfície do espelho de água, com grande elegância e simplicidade.

Ficam maravilhosos em grandes lagos e existem variedades anãs, normalmente utilizadas nos mais pequenos, ou mesmo na recriação deste ambiente aquático, em diferentes estruturas.

Encontram-se envasados no fundo dos lagos e, embora resistentes, exigem alguns cuidados especiais: os locais devem estar abrigados do ar frio e numa exposição soalheira; a terra do vaso deve ser constituída por terra de jardim, turfa e areia, em partes iguais e estar bastante fertilizada com matéria orgânica. Para conseguir plantas vigorosas, especialmente no período de floração, retire as folhas que surgem muito enrugadas e em evidente mau estado.

Quando as folhas se elevarem da água em vez de repousarem à sua superfície, deverá retirar os vasos e dividir as plantas, sendo o início da primavera a época mais apropriada.

Para além da função ornamental, os nenúfares são muito importantes na manutenção da água, pois as suas folhas funcionam como barreira à incidência do sol, evitando o crescimento de algas.

Se tem um lago sem plantas, coloque-lhe nenúfares. No verão, quando estão em plena floração, é impossível resistir à sua beleza!


Flores com cores e pétalas diferentes


  



As flores fecham ao entardecer


Grande densidade de folhas que se elevam da água - é o momento de proceder à divisão das plantas

As flores dos nenúfares seduzem-me! E a si?



Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula



Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário