Menú de Páginas

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jardinagem em Novembro - Agenda

Durante este mês a quantidade de plantas em flor vê-se reduzida.
As colorações outonais, cobreadas, púrpura e douradas, mostram o seu ar de graça. 
Não pense que pode ficar de braços cruzados a contemplar este belo espetáculo luminoso. Há muito trabalho a realizar!


As condições climatéricas atípicas desta época do ano impediram a realização de várias tarefas que poderá agora fazer com segurança e garantia de sucesso. Com a temperatura a baixar e a humidade a subir, é chegado o momento de fazer as plantações e as ressementeiras dos relvados para melhorar a manutenção do seu jardim.
- Plante amores perfeitos, goivos, begónias, cíclames, mauritâneas, sálvias e plantas vivazes.
- As chuvas e a temperatura amena favorecem o desenvolvimento vegetativo. Deve, por isso, intensificar a fertilização das plantas ornamentais. Se optar por um fertilizante natural o húmus de minhoca é uma boa opção e dará às plantas o que elas precisam. 
- É muito importante revolver a terra dos canteiros para as raízes receberem mais oxigénio e para favorecer a infiltração dos nutrientes. Para isso, revire a terra de modo a que as camadas superiores mudem de posição e fiquem a maior profundidade, e as camadas mais profundas fiquem agora numa posição mais superficial. Deste modo conseguirá mais oxigenação e arejamento do solo, que são fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas. Aproveite para retirar as infestantes que, nesta época do ano, não param de crescer.
- Poderá cortar as sebes, nomeadamente as de buxo, de murta e de escalónia.
- Prepare os utensílios para a poda e para as restantes operações de manutenção e de limpeza do jardim. Verifique se as ferramentas indispensáveis estão em boas condições e desinfete as que se destinam à poda das árvores e dos arbustos.
- Não se esqueça de fazer a limpeza e revisão do sistema de drenagem do jardim, de modo a garantir o rápido escoamento da água da chuva nos meses de inverno.
- Como as necessidades de rega e a evaporação diminuíram bastante, não se preocupe, regue somente quando se justificar e de acordo com as necessidades das plantas. Pior do que não regar é manter o solo encharcado.


Boa jardinagem!


Paula

Foto: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário