Menú de Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fetos no jardim



Apesar do aspeto das suas frondes ser algo peculiar: rendilhadas, enrugadas ou encaracoladas, os fetos são, muitas vezes, subestimados. Saiba como tirar partido destas plantas para criar uma atmosfera muito especial e pitoresca no seu jardim.

Os fetos dão sempre um toque algo misterioso a qualquer jardim, quer se trate de um espaço formal ou informal. A variedade de formas, de tamanhos, de tons e de texturas é tal, que encontrará com facilidade os mais adequados ao seu jardim e ao cenário que quer construir.
Pode conseguir interessantes efeitos combinando fetos com outras plantas de folhagem, ou combinando vários tipos de fetos. Neste caso, há que tirar partido das suas frondes (nos fetos não existe a designação de folhas, estas assumem-se como frondes). Pode, também, usá-los de forma menos convencional, mas mais próxima do natural, nas reentrâncias da base das árvores e nas fissuras dos próprios troncos. Assim, conseguirá um aspeto bem romântico e criar a ilusão de bosque antigo.

São plantas fascinantes pela sua folhagem. Ao contrário das outras plantas, que dão flor e depois semente, os fetos reproduzem-se através de esporos que se encontram no interior dos esporângios, umas pequenas cápsulas localizadas na página inferior das frondes. Quando os esporos atingem um determinado grau de maturação, são lançados ao solo, onde acabarão por germinar, caso encontrem boas condições de temperatura e de humidade. Por vezes, não é fácil.




A maioria das espécies é muito rústica e não necessita de grandes cuidados depois de estabelecida, mas só se consegue estabelecer em locais com sombra total/parcial e humidade.

Debaixo da copa das árvores e dos arbustos fazem o revestimento do solo, encontrando a sombra, ou a meia-sombra, desejada. Junto de um lago ficam muito bem, por aqui existirem valores constantes de humidade.
Para além da sombra e da humidade que não dispensam, reserve-lhes também solos de qualidade, com bastante matéria orgânica, neutros a alcalinos.
Os fetos são muito sensíveis a ventos fortes.

Deixo-lhe algumas imagens que podem passar a ser o cenário daquelas zonas sombrias, onde não sabe o que plantar.



















 O efeito escultural do desenrolar das frondes.


Envasados, isolados ou combinados com outras plantas, ficam magníficos.






Gosta de fetos?

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário