Menú de Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2016

Jardinagem em Dezembro - Agenda

Há quem considere que no último mês do ano, os jardins estão monocromáticos e sem brilho. Não concordo nada!


Esta é uma das fases mais bonitas do ciclo de um jardim. A contrastar com os dias menos luminosos, as colorações das folhas amarelas, acobreadas, púrpura e douradas, proporcionam ambientes quentes e aconchegantes. Mas não é só de folhas que estes jardins se vestem. Às flores de inúmeras espécies sucede-se uma profusão de alegres e decorativos frutos, como acontece nas piracantas, azevinhos, vinha-virgem e aucubas. Também é possível desfrutar de muitas flores, pois há plantas que resistem às condições mais adversas, em plena floração: ciclames, orquídeas e begónias.

Este mês, numa aura de perfeita tranquilidade para as suas plantas, mas de descanso ativo para si, contemple estes belos espetáculos luminosos mas continue a dedicar-lhes toda a atenção e, assim, chegarão vigorosas às próximas estações. Não se esqueça de:

• Plantar
Coníferas envasadas, árvores ornamentais de raiz nua, árvores de fruto e arbustos de folhagem caduca, como roseiras.
Abra uma cova com tamanho suficiente para o desenvolvimento do sistema radicular. Coloque um tutor e aconchegue bem a terra em redor da base da planta.

• Podar
Pode começar a podar as suas roseiras, para florescerem mais cedo. Pode também árvores e arbustos caducifólios. Use sempre uma tesoura bem limpa e desinfetada.

• Preparar
Prepare os canteiros para as plantações que vai realizar no final do inverno. Mobilize, limpe, fertilize e deixe a terra a descansar.

• Planear
Com tempo, dedique-se à organização dos trabalhos a realizar nas próximas estações. O planeamento é a melhor ferramenta em jardinagem e a garantia de se obter bons resultados.

• Limpar
As plantas com folhas grandes e coriáceas gostam de alguns mimos. Limpe-as com cuidado, passando com um pano húmido, folha a folha.

•Cobrir
As baixas temperaturas, as chuvas e as geadas prejudicam as estacas recentemente plantadas. Se estão no jardim, deve tapá-las com redes próprias. Se estão em vaso, coloque-as num local mais abrigado.

• Recolher
Junte as folhas caídas e faça o seu próprio composto. Como são finas, a sua decomposição é rápida.

•Comprar
Adquira a Árvore de Natal e as suas plantas preferidas, para enfeitar a casa nesta época festiva. Pense na espécies mais adequadas e que pode, posteriormente, plantar no jardim.


Boa jardinagem!

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Foto: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário