Menú de Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sapatinhos de princesa, orquídeas terrestres

¡Sedutoras, inconfundíveis e muito populares, as orquídeas não encontram rivais aos olhos e corações dos seus admiradores. Saiba que o aspeto delicado que as caracteriza consegue-se com carinho e cuidados especiais!


Pertencem à família das orquidáceas, uma das maiores entre as plantas com flor e que está continuamente a aumentar. Supõe-se que nas florestas tropicais existam ainda muitas espécies por descobrir. Os sapatinhos de princesa, do género Paphiopedilum, devem o nome à forma do labelo, que faz lembrar um chinelinho das antigas damas palacianas e, tal como muitas outras orquídeas, as suas flores são invulgares e sugestivas.

São terrestres, acaules e as flores, de textura carnuda, brilhante e cerosa, aparecem entre outubro e abril. Estas, possuem uma sépala superior, pétalas laterais (asas) e um labelo que esconde as sépalas inferiores e que não é mais do que uma pétala transformada.

Se quer ser bem sucedida com esta planta proporcione-lhe uma temperatura média, a do ambiente normal de uma casa é adequada e um estado de humidade permanente, que se consegue colocando os vasos sobre um tabuleiro de seixos húmidos ou pulverizando a folhagem quando a temperatura ultrapassar os 20ºC. A mistura de envasar deve ser apropriada para orquídeas e deve ser enriquecida com adubações líquidas, na primavera e no outono.
Se os seus sapatinhos formarem um tufo com 6 ou mais grupos de folhas, poderá dividi-los no momento do reenvasamento, aumentando assim a sua coleção.

Pormenor do labelo e das pétalas laterais.


Depois de regadas.


Canteiro em que os sapatinhos, ainda por florescer, convivem com as esculturas dos artistas  António Vasconcelos Lapa e Bárbara Assis Pacheco. Maravilhoso! As cores das esculturas foram pensadas na cor das flores.  


Em pequenos nichos entre pedras, surgem ao lado das avencas. Um feliz contraste de formas!


A abertura de uma flor. Outras, em plena floração.


Todos os anos somos brindados com uma profusão de flores. 


Gosta de sapatinhos de princesa? São verdadeiramente irresistíveis!

Obrigada. Até já!

Paula

Fotos: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário