Menú de Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2016

Azevinho, uma planta simbólica

Num gesto alusivo à sua proteção e à quadra natalícia que, tão inocentemente representa, a plantação de um azevinho (Ilex aquifolium) é um ato simbólico e de grande valorização paisagística. Os resultados não serão rápidos mas o prazer de estar a contribuir para a preservação desta espécie é muito compensador.


Arbusto ou pequena árvore, de folhagem ondulada e marginada de espinhos e belas bagas encarnadas, o azevinho faz a imagem desta época, sendo muito utilizado nas tradicionais decorações natalícias.  Entre os mais ornamentais encontra-se o de folhas matizadas de branco. 

Uma característica botânica interessante é o facto de se tratar de uma espécie dióica, ou seja, as estruturas masculinas e femininas são produzidas em plantas diferentes, sendo necessário alguma proximidade entre estas, para que ocorra a fecundação e o aparecimento das bagas encarnadas. Estas, embora muito atrativas e apreciadas, são tóxicas, o que exige atenção reforçada se o jardim for frequentado por crianças.

O uso abusivo durante anos, especialmente das plantas femininas, o seu lento crescimento e até alguma dificuldade no enraizamento, levaram quase à extinção desta espécie justificando, desde 1989, proteção por Lei. 

O azevinho não requer cuidados particulares, bastando aplicar-lhe regularmente fertilizantes orgânicos, proporcionar-lhe situações algo sombreadas e solos ligeiramente argilosos.

É uma planta de grande longevidade e com uma presença inigualável, sendo um elemento marcante em qualquer jardim clássico.

Envolva a sua família e plante um azevinho no jardim. Será um momento de união e de partilha, o verdadeiro sentido e espírito desta época!

Obrigada. Até já!

Foto: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário