Menú de Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ouro, incenso e mirra

Não há qualquer dúvida quanto à origem do ouro, presente de Belchior pelo nascimento de Jesus Cristo. Mas, quanto ao incenso e à mirra, oferendas de Baltazar e Gaspar, alguns poderão desconhecer a sua origem. Sabe-se que foram delicadas e valiosas ofertas mas, o que nem todos saberão é que são constituintes de dois géneros de árvores.
A mirra extrai-se da Commiphora myrrha, uma árvore originária e que se  encontra no Nordeste de África e nalgumas regiões do Médio Oriente, em paisagens desérticas ou semi-desérticas como a Etiópia, Somália, Iémen e península Arábica



Esta árvore de pequeno porte e folhagem caduca pode atingir cerca de 5 metros. É bastante espinhosa e tem flores amarelo avermelhadas, muito bonitas. Tem uma forma  algo bizarra, com um tronco rugoso contorcido e uma copa formada por um emaranhado de raminhos. 
É um símbolo de força, de tenacidade e resistência. Só assim se compreende que sobreviva em ambientes tão hostis, condições tão duras, com pouquíssimos recursos e que ofereça copiosamente o que tem de melhor: a mirra!
Esta resina ou goma, que é libertada depois de uma incisão no tronco da árvore, à semelhança do que acontece com a extração de resina dos nossos pinheiros, depois de seca, forma grânulos alaranjados.
A sua história é antiga já que foi marcante em dois momentos da vida de Jesus Cristo: no nascimento e no fim da Sua passagem na Terra. Quando estava a ser crucificado, para aliviar as dores, foi-Lhe dado vinho e mirra e, mais tarde, o Seu corpo foi coberto por mirra, devido às propriedades embalsamadoras que já se conheciam no Egito. 
A mirra continua com grande presença na nossa vida, uma vez que é usada na aromaterapia e na cosmética. 

O incenso teve origem nas resinas de uma árvore, a Boswellia sacra. As árvores deste género vivem nas florestas montanhosas e escarpadas da costa sul da península Arábica, caracterizadas por uma flora riquíssima. São mais altas, crescem até oito metros de altura, têm flores brancas lindíssimas e geralmente são multicaules. Só produzem a resina no terceiro ou quarto ano mas, todas as partes da planta são bastante resinosas. O incenso desta espécie é de excelente qualidade mas há outras espécies do género Boswellia que produzem incensos diferentes, igualmente de grande qualidade.



Conhecia a origem dos presentes sagrados? 


Obrigada. Até já!

Paula,

Fotos: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário