Menú de Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2017

Plante a estrela de natal no jardim

A estrela de natal, poinsétia ou Euphorbia pulcherrima encontra-se no seu melhor momento. Dentro de casa é um elemento muito decorativo, mas este aspeto não dura para sempre. Quando começar a definhar e a perder o vigor, plante-a no jardim onde recuperará toda a sua beleza.


É tradicionalmente uma planta de interior, muito vulgarizada, e a grande eleita das decorações natalícias devido às cores vivas e alegres que lhes são características. O problema é que em ambientes de interior este aspeto não dura muito tempo e, embora seja possível recuperá-la para a próxima época, não me parece que se justifique, pois a intervenção de poda necessária, levará algum tempo até dar resultados. Como se trata de uma planta arbustiva também adaptada a condições de exterior, quando as flores ficarem menos atrativas e a folhagem a cair, o melhor que tem a fazer é plantá-la numa zona abrigada do seu jardim.
Nestas condições poderá atingir cerca de três ou quatro metros de altura. Caso prefira manter o pequeno porte poderá recorrer a um inibidor de crescimento.
Inicialmente apenas a versão de brácteas encarnadas e de grande porte era comum, ficando-se a dever aos jardineiros escandinavos e californianos o desenvolvimento de exemplares mais pequenos e de cores diferentes, como existem atualmente. 
No final de cada ano a estrela de natal é uma presença obrigatória dentro de casa. Não deixe que o seu encanto seja tão efémero! Dê-lhe a oportunidade de uma vida nova no exterior.


Obrigada. Até já!

Paula

Foto: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário