Menú de Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Arejamento de relvados

Os dias mais luminosos e soalheiros são um excelente convite a sair de casa e a usufruir do seu jardim. Para que tudo esteja perfeito no exterior não deve esquecer o relvado.

A sua manutenção implica um programa organizado de várias operações culturais tais como, regas, fertilizações, cortes, escarificações e ressementeiras.

Porém, sem antes promover o arejamento do relvado, estas não trarão os benefícios desejados, já que a oxigenação, a drenagem e a infiltração da água e dos nutrientes estarão mais dificultadas se o solo estiver compactado.

Promover o arejamento é fundamental para tornar o solo leve e solto e, assim, resultar num relvado mais denso, homogéneo e saudável.

Os meios a utilizar dependem da área a tratar. Num relvado de grande dimensão pode usar um arejador mecânico mas, em pequenas áreas, uma maneira muito simples e económica de conseguir ótimos resultados, é perfurar o relvado com uma forquilha de dentes direitos.


Num dia em que o solo esteja húmido, abra furos com cerca de 10/12 cm de profundidade e a intervalos de 10 cm. Faça-o em toda a extensão do relvado. A seguir, espalhe uma pequena camada de areia pela área intervencionada.

Esta operação deve ser feita anualmente, preferencialmente no início da primavera, mas também no outono.

Há trabalhos que fazem toda a diferença, e este é um deles!


Obrigada pela visita.


Um beijinho.


Até breve,

Paula


Imagem: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário