Menú de Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Plantação em vasos ou floreiras

Adoro encher a casa de plantas envasadas!

Com um exterior soalheiro, a escolha é sempre mais fácil. Apesar de selecionar antecipadamente as plantas e saber exatamente as espécies que pretendo, quando visito garden-centers fico maravilhada com a enorme variedade e qualidade das plantas.
Por vezes, é difícil escolher entre tantas e tão bonitas, mas é importante encontrar uma solução que seja pouco exigente ao nível dos cuidados posteriores de manutenção.

Desta vez optei por uma composição de três vasos: 1 felícia e 2 cravinas.

A felícia enfeita-se com inúmeras florzinhas azuis e singelas que, pela sua leveza, dançam com o vento. As cravinas, de aspeto aparentemente menos delicado, cobrem-se de flores elegantes e deliciosamente perfumadas. As duas espécies, os mesmos gostos, as mesmas exigências. Uma combinação perfeita!


Materiais: Plantas envasadas, vaso e prato, leca, substrato, pedra para a drenagem, pá, sacho-ancinho, garfo de 3 dentes e tesoura de podar, regador.


Reutilizei um vaso de barro em forma de taça devidamente lavado com água e lixívia. Entre cada utilização é muito importante proceder à sua limpeza, pois nunca sabemos se as plantas que estavam anteriormente tinham alguma enfermidade, evitando-se assim a sua propagação.


Em cima do orifício de escoamento coloquei uma pedra, para dificultar a saída da água, e sobre esta o material drenante, uma camada de argila expandida (leca).


Aproveito sempre os resíduos de relva, folhas e pequenos ramos para a compostagem. Como tinha algum composto já preparado, coloquei-o no vaso. É fértil, leve e poroso.

 

Composição: felícia e cravinas.


Quando se adquirem as plantas, é muito comum as raízes formarem um emaranhado bastante denso e compacto.

 

Antes de proceder à plantação deve desfazer cuidadosamente o torrão, para separar as raízes. No caso da felícia tive que “abrir” bastante o torrão porque o sistema radicular estava excessivamente desenvolvido, exigindo já um vaso maior.


Com uma tesoura de podar, cortei as pontas das raízes, para estimular o seu desenvolvimento no novo vaso.


De seguida e com a ajuda de um pequeno sacho, plantei a felícia, aconchegando a terra em seu redor.


Do mesmo modo, plantei as 2 cravinas.


Neste caso não foi necessário desfazer tanto o torrão, porque as raízes, apesar de bem desenvolvidas, estavam equilibradas.


No final, reguei cada planta junto ao pé, tendo o cuidado de não molhar a parte aérea.


Como estas plantas tinham algumas flores murchas, retirei-as para a floração durar mais tempo. Os pedúnculos são tão fininhos que o melhor é quebrá-los com os dedos indicador e polegar. Pode também fazê-lo com uma tesoura.


Veja o que cortei. Assim temos economia de nutrientes e uma maior profusão de flores.


O resultado que esperava!
Um vaso sóbrio e rústico, mas alegre, colorido e perfumado.


Gostaram das plantas e da forma como estão combinadas?

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário