Menú de Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Jardinagem em Março - Agenda



O cheirinho a primavera que está prestes a surgir desencadeará o início de um novo ciclo na vida das plantas. Em casa, ou no jardim, elas anunciam-nos a chegada da nova estação, embora ainda com alguma timidez.

São vários os trabalhos que pode agora desenvolver. Destes, destaco a plantação, a propagação, o melhoramento de prados e de relvados, a vigilância e a resposta ao aparecimento de pragas e doenças.

- Continue a preparar o terreno para as plantações e sementeiras que vai realizar. Lembre-se sempre que o sucesso da plantação depende, em muito, da mobilização do terreno. Deve proporcionar as melhores condições para um bom desenvolvimento das raízes;

- Se ainda não teve oportunidade de plantar e semear as plantas aconselhadas na  Agenda de Fevereiro, poderá fazê-lo ainda no decurso deste mês. Semeie também verbenas, cravinas, crisântemos, cravos túnicos, ageratos, petúnias, girassóis, sálvias, lobulárias, perpétuas roxas, celósias, calêndulas, aquilégias, armérias e cóleos.

- Este é o momento ideal para realizar as plantações e retanchas das espécies vivazes;

- Multiplique as herbáceas vivazes pelo método de divisão de tufos;

- Propague, pelo método de estacaria, os seguintes arbustos: alfazemas, alecrins, abélias, caça borboletas, buxos, coprosmas, damas da noite, berberis, brincos-de-princesa, hibiscos, lantanas, loníceras, romãzeiras, sardinheiras, filadelfos e felícias;

- Este período é muito delicado em termos da saúde das plantas, uma vez que estas estão particularmente sensíveis ao aparecimento de várias doenças. A sua observação pode evitar danos graves. Trate-as aos primeiros sinais.

- Pode colher e decorar a sua casa com túlipas, orquídeas, narcisos e jasmins.

Aproveite as férias da Páscoa e envolva os seus filhos nos trabalhos de jardinagem. É uma excelente atividade e ficarão felizes por contribuírem para uma Primavera mais alegre no jardim. 
É o que eu vou fazer!

Obrigada pela visita.

Um beijinho.                                

Até breve,
Paula

Imagem: Paula Craveiro

2 comentários:

  1. Paula adorei as ideias vou aproveita-las para fazer brilhar de cor um Jardim que merece todas estas plantas magnificas! Obrigada pelas dicas! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,
      Assim este trabalho faz mais sentido mas, a tua enorme experiência e bom gosto têm transformado muitos dos jardins que todos nós desfrutamos. Bjs e obrigada.

      Eliminar