Menú de Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Plantação de frésias

Gosto muito de bolbosas. As frésias, em particular, porque me transportam à minha infância. Todos os anos, no inverno, espigas intensamente perfumadas de frésias brancas, amarelas, encarnadas e roxas, emergiam de uma floreira enorme que se encontrava à entrada de casa. Passaram-se muitos anos, mas o gosto por estas flores, mantém-se.

Em outubro plantei bolbos num vaso de terracota, que estão agora no auge da floração. 
Este tipo de material, quente e mediterrânico, tem muita presença e fica lindamente quer em jardins, quer em varandas, varandins e terraços. 

Conseguem-se arranjos surpreendentes de bolbosas da mesma espécie, ou combinadas com outras de espécies e cores diferentes, quando em vasos e floreiras deste tipo.

Frésias em plena floração.


Inflorescência.

Plantação

Material: bolbos, vaso, leca, substrato, caco telha, plantador, pá e regador.


Escolha um vaso cuja forma e tamanho se enquadre ao local onde vai ficar. Sobre o orifício de drenagem, coloque uma pedra pequena, de superfície irregular.


A primeira camada a colocar é argila expandida (leca). Uma boa drenagem é fundamental para que o solo não permaneça encharcado e as plantas cresçam saudáveis.


Acabe de encher o vaso com o substrato. Pode optar por um substrato próprio para bolbosas, que encontrará à venda em qualquer centro de jardinagem.


Na compra dos bolbos verifique que são grandes, firmes ao toque, não têm excesso de manchas e a casca está intacta.


Disponha os bolbos em cima do substrato e simule a distância de plantação. Com o plantador faça buracos com 5 cm de profundidade e a cerca de 12 cm de distância. Coloque os bolbos com as extremidades pontiagudas viradas para cima.


Cubra-os e calque ligeiramente para aconchegá-los à terra. Por fim regue e coloque o vaso num local soalheiro.

Com substratos novos não há necessidade de aplicar fertilizantes. No caso das suas frésias parecerem débeis ou a indiciarem fraca floração, forneça-lhes um fertilizante rico em fósforo e potássio.

Pode fixar uma pequena estaca junto de cada planta, para servir de apoio, pois com o peso das folhas e das flores, as frésias têm tendência a cair.

Quando as folhas secarem, deve retirar os bolbos do vaso e guardá-los. Mais tarde explicarei todo o processo para mantê-los  por mais alguns anos.

Agora é tempo de desfrutar as mais belas e perfumadas frésias!

Obrigada pela visita.

Até breve.

Um beijinho,
Paula

Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário