Menú de Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Coberturas com jardim

Melhor qualidade do ar, melhor eficiência energética, redução do ruído, retenção da precipitação, aumento da biodiversidade ou, simplesmente, por razões estéticas, as coberturas ajardinadas, tão comuns no Norte da Europa, são uma solução para aumentar significativamente o conforto ambiental nos grandes centros urbanos.

A ideia não é nova, é até bem antiga. Os Jardins Suspensos da Babilónia, construídos no séc. VI a.C., são a primeira referência a este tipo de jardins.

A técnica consiste no revestimento das coberturas dos edifícios com plantas.

Um grande conhecimento da estrutura do edifício, da função que se lhe quer dar, uma boa escolha das plantas e sistemas de impermeabilização e de drenagem rigorosos, são fundamentais para o sucesso do projecto, que no futuro exigirá reduzida manutenção.

Em Portugal existem variadíssimos exemplos mas, ainda assim, não tantos como seria desejável. É um desafio para arquitetos, engenheiros e paisagistas!

As imagens que se seguem são, certamente, um importante contributo para a redução da poluição atmosférica. Deixe-se convencer por elas!



Jardins suspensos da Babilónia


  
















































Até os animais são mais felizes e saudáveis com uma cobertura ajardinada!

Gostam desta ideia?

Eu gosto muito! Todas as iniciativas que reduzam a poluição e melhorem a qualidade do ar devem ser defendidas, acarinhadas e, até, incentivadas.

Obrigada pela visita.

Um beijinho.

Até breve,
Paula

Imagens: Pinterest




1 comentário: