Menú de Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dia dos Namorados

As flores são a demonstração máxima de beleza da natureza. 

Numa exuberância de formas, cores e perfumes, são as protagonistas de muitas histórias de amor e estão presentes nos momentos mais importantes da nossa vida. 

Quem é que não fica verdadeiramente seduzido ao receber um ramo de flores? 

Se quer transmitir uma mensagem, com muita beleza, graça e poucas palavras, ofereça flores. É um gesto simples, delicado e super romântico. 

E porque simbolizam mensagens e histórias diferentes, deixo-vos uma seleção de flores para escolher no Dia dos Namorados.


ROSAS
Não há maior símbolo de amor e de paixão que uma rosa vermelha. Foi sempre assim em todas as civilizações. Quanto mais forte é o sentimento, mais escura deve ser a sua cor. O número de rosas não tem a mesma mensagem: 1 rosa significa amor; 2 compromisso; 12 gratidão e, 50, um amor incondicional.


TÚLIPAS
Um amor genuíno está na sua origem. Segundo uma lenda persa, Ferhad saiu para o deserto em busca do seu amado, que partira para uma viagem da qual nunca regressara. Quando, já cansada, parou para descansar, as lágrimas que brotaram dos seus olhos transformaram-se em túlipas. Na tradição árabe, a oferta destas flores é interpretada como uma declaração de amor.

  
CRAVOS
Na antiga Grécia e Roma, os vencedores das provas desportivas eram coroados com cravos brancos. Durante o Renascimento eram associados à fidelidade. De acordo com uma lenda cristã, o cravo nasceu ao mesmo tempo que Jesus e, por essa razão, é o símbolo do amor mais puro. Cravos cor-de-rosa dizem que, quem os recebe, é inesquecível, os vermelhos significam um coração que arde de paixão, e os brancos o quanto alguém é doce e adorável.


ORQUÍDEAS
No Japão, estão associadas a actos de coragem e de bravura, pois os samurais viajavam grandes distâncias e arriscavam a vida, em zonas montanhosas e inacessíveis, para colher as flores de espécies raras. São, por isso, as flores ideais para presentear homens. Na Idade Média acreditava-se que tinham o poder de causar sensualidade.


GOIVOS
Dizem que atraem o amor sincero e duradouro. Uma lenda irlandesa do séc. XIV relata-nos que a filha de um rei, prometida a um príncipe mas apaixonada por um jovem plebeu, decidiu fugir com ele. Chegado o momento da fuga, quando descia pela corda, caiu e o seu corpo, inerte, transformou-se em goivos. São, por isso, usuais nos muros das antigas igrejas e castelos. Um vaso na janela assegurará a chegada do amor. Os amarelos e dourados dão sorte e os laranja vitalidade.


AMORES-PERFEITOS
Consideradas das flores mais românticas, foram desde sempre muito procuradas. De tal maneira que os homens destruíam as ervas dos campos à sua procura, ficando os animais sem alimento. Por esta razão, as humildes flores pediram a Deus que as libertasse do seu perfume, em benefício dos pobres e famintos animais. 


LÍRIOS
Nada melhor que oferecer lírios para transmitir a uma mulher que ela é única. São o símbolo de feminilidade. Estão também relacionados com a sabedoria, a fé e as boas notícias, por estarem vinculados a Íris, divindade mensageira das deusas. Ter uma jarra com lírios em casa atrai a bondade e a sabedoria.


JACINTOS
Favorecem o amor e a felicidade entre os casais. Uma floreira com jacintos é sempre um bonito ornamento. Perfumados e coloridos são muito populares durante este período, devido à intensa floração. A mitologia envolve um amor, neste caso trágico. Nem vos conto! A verdade é que, se oferecer jacintos a alguém que goste muito, certamente que essa pessoa cairá rendida a seus pés.


JARROS
Há-os de várias cores. Os brancos ou, copos de leite, como vulgarmente são designados, estão associados à fé, pureza, devoção e santidade. As variedades rosa traduzem admiração, a púrpura transmite paixão e a negra simboliza elegância e mistério.


Espero que esta ideia vos tenha ajudado na escolha das flores.


Um Dia de São Valentim muito feliz.


Obrigada pela visita.


Até breve!

Paula


Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário