Menú de Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Como ter hortênsias com flores azuis

As hortênsias (Hydrangea macrophylla) são plantas originais porque a cor das flores depende do valor do pH do solo, que indica a sua acidez, neutralidade ou alcalinidade.


Ao longo do tempo podem ocorrer, no mesmo local, variações do pH. Como resultado, a cor das hortênsias vai-se alterando. Hortênsias em solo ácido exibem flores azuis mas, se o solo for alcalino, estas serão rosa.

Geralmente as cores azuladas são as mais apreciadas. Existem diversas formas de conseguir estas tonalidades, sendo a aplicação de um adubo específico a mais eficaz e imediata. 
A colocação de matéria orgânica com origem em resíduos vegetais, como relva cortada, também ajuda na acidificação da terra.

Nas minhas hortênsias combino os dois métodos. Para intensificar a cor azul, adiciono ao solo, duas vezes por ano, misturas vegetais produzidas no jardim e, para o efeito ser mais rápido, aplico mensalmente um fertilizante apropriado durante a floração e também na época que a antecede, ou seja, entre março e agosto.

Existem diversos fertilizantes deste tipo disponíveis no mercado. Escolho sempre um que seja o menos nocivo para o meio ambiente e fácil de aplicar. 
Este ano descobri uma preparação permitida na agricultura biológica.


Incorporação de composto vegetal

Adubo permitido na agricultura biológica

Forma de apresentação em pó

Composto e adubo


Agora, é só esperar para vê-las florescer!

As flores ficarão com uma inconfundível cor azul e as folhas bastante mais verdes.


Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

2 comentários:

  1. Parabéns pelo teu Blog! Não pares, pois o tema é infinito.
    Estou desejosa de ver a hortenses em flor!
    Beijocas
    Margarida F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Obrigada! Quando estiverem em floração mostro o resultado. Todas as cores são bonitas mas as brancas e as azuis são as minhas preferidas. Beijinhos,
      Paula

      Eliminar