Menú de Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

É bom mexer na terra

Envolvo sempre as minhas filhas nos trabalhos de jardinagem. Desta vez contei com a preciosa ajuda da Madalena, a mais nova.


Enquanto estava a melhorar a fertilidade do solo, incorporando um composto vegetal, a Madalena entretinha-se a mexer na terra e a sujar-se completamente. Não me incomoda nada! Os fins-de-semana no campo são para isso mesmo.

Não há dúvida que a jardinagem traz inúmeros benefícios às crianças. Sobretudo nas cidades, onde acabam por estar, muitas vezes, afastadas do mundo verde.
Mais do que uma forma de sentirem as texturas, as consistências e a liberdade de se movimentarem num meio completamente natural, é uma forma de descobrirem a natureza, dando-lhes um conhecimento e um sentido de responsabilidade para a proteção do meio ambiente, em particular, dos jardins.

De acordo com um estudo realizado pela Royal Horticultural Society, o trabalho desenvolvido nas hortas escolares melhora significativamente a inteligência das crianças, ajuda-as na matemática, nas áreas científicas, na socialização, na destreza física e no comportamento.
Contribui ainda para a sua autonomia e, muito importante, para uma maior sensibilização da qualidade da alimentação.

Não é preciso mais para envolvê-las nestas tarefas!

Ajardinar com crianças é uma atividade bem interativa. No caso da Madalena, com os seus 21 meses, é interativa até demais, deixando-a super feliz. E a mim também.




Que excelente ajuda, minha querida!

Obrigada pela visita.
Um beijinho e até breve,

Paula


Imagens: Paula Craveiro

2 comentários:

  1. Que ajuda preciosa a da Madalena,é como diz o velho ditado filho de peixe sabe nadar bjs.

    ResponderEliminar
  2. É verdade! Incentivo o mais possível estas experiências. As crianças gostam e faz-lhes muito bem.
    Bjs, paula

    ResponderEliminar