Menú de Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

Estufa Fria de Lisboa, uma pérola na cidade


É um dos espaços verdes mais emblemáticos de Lisboa e fica localizado no Parque Eduardo VII. A sua história é antiga, nasce de um acaso e é muito marcante para os jardins desta cidade.

Na passagem para o séc. XX, uma área ocupada com uma pedreira desativada, foi o local escolhido para guardar as plantas que se destinavam ao ajardinamento do Passeio Público da Avª da Liberdade, pois assim ficariam protegidas, principalmente dos ventos frios do norte.

Rapidamente se percebeu que este espaço apresentava uma topografia e condições extraordinárias para a construção de um jardim abrigado.

Composta por três núcleos distintos: a estufa fria, a estufa quente e a estufa doce, variando nas condições de temperatura e de humidade e na vegetação que albergam, é detentora de uma coleção de plantas constituída por centenas de espécies de todos os continentes, com principal destaque para as camélias, azáleas, begónias, brincos de princesa, fetos e catos.

A vegetação luxuriante, os sublimes cantos e recantos, a estatuária, os lagos e cascatas, o efeito cénico das sombras e do sol, bem como o efeito visual e sonoro da água, fazem deste local um tesouro muito apreciado e….muito bem cuidado.

Visitar a Estufa Fria é um excelente programa para adultos e crianças. Se o fizer nesta época,  poderá admirar inúmeras espécies em plena floração.





















Tenha agradáveis surpresas ao longo dos caminhos sinuosos da Estufa Fria!

Obrigada pela visita.
Um beijinho e até breve,


Paula

Imagens: Paula Craveiro

4 comentários:

  1. Paula nunca fui com os meus filhos visitar a Estufa mas com a tua deliciosa descrição fica registado que irei concerteza visitar com os filhotes essa pérola da cidade.
    E já agora continua em força pois adoro ler as tuas publicações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Uma visita à Estufa Fria é um programa excelente para famílias. Nesta altura do ano, para além de espécies com folhagens lindíssimas, podem-se ver muitas em plena floração, que é sempre um atrativo. Boa visita!

      Eliminar
  2. Adorei! ficou maravilhoso.Bjs.Carminda.tomas

    ResponderEliminar
  3. Olá Carminda,
    Obrigada. O espaço é mesmo fantástico!
    Paula

    ResponderEliminar