Menú de Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

Como cultivar peónias

Adoro peónias! São lindíssimas, versáteis e não requerem muitos cuidados. Um verdadeiro capricho da Natureza.



O género é composto por cerca de 40 espécies. A Paeonia suffruticosa é, sem dúvida, a minha preferida. Os arbustos desta espécie formam tufos densos, enfeitados com flores grandes e farfalhudas, mais frequentemente com pétalas em tons rosa e estames dourados muito brilhantes. Parecem feitas de seda!

Dão-se bem em locais frios, suportam o vento e as geadas e, mesmo assim, não são das plantas mais utilizadas nos jardins. Apesar de resistentes, devemos proporcionar-lhes algumas condições que lhes são favoráveis: exposição soalheira ou sombra parcial; terrenos enriquecidos com matéria orgânica, com pH de 6,5/7; compasso de plantação de 1,20m e afastadas das raízes das árvores. Depois de estabelecidas, precisam apenas de rega regular e da aplicação anual de um fertilizante com baixo teor em azoto. 
Como as flores são grandes e pesadas, deve-se colocar um suporte à volta das plantas para servir de apoio. Podem ser plantadas isoladamente ou em grupo, que o efeito é sempre fantástico. A multiplicação da Paeonia suffruticosa consegue-se através de  estacas de caule, cortadas após a floração.

As peónias não são usadas apenas como ornamento de jardins. A elegância e doce fragrância das suas flores destaca-se em arranjos florais, sendo das mais utilizadas em bouquets. Estas devem ser cortadas logo pela manhã, quando os botões estão suavemente macios e começam a mostrar a cor das pétalas. Botões ligeiramente abertos duram mais de uma semana na jarra, enquanto que flores abertas têm apenas a duração de dois ou três dias.

A raiz das peónias é usada para fins medicinais, sendo uma planta muito acarinhada na China, seu país de origem.

Por cá, é uma pena não se verem mais nos jardins. Atrativos não lhe faltam! 












Gosta de peónias?

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário