Menú de Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Jardinagem em Maio - Agenda

Maio é, por excelência, o mês das flores.
A Natureza renasce em cada dia e o jardim parece um palco com cenários que não se repetem. As glicínias, as olaias, as roseiras, os rododendros desabrocham em tons e odores inconfundíveis.
Se já realizou todos os trabalhos que lhe sugerimos nos meses anteriores, poderá agora descansar e desfrutar o seu jardim. Mas, se só agora teve oportunidade para se dedicar ao exterior, não se preocupe, ainda vai muito a tempo.

Apesar de muito resistentes, as roseiras não dão os resultados esperados se não lhes prestar alguns cuidados. Como estão agora em pleno desenvolvimento, é necessário eliminar os botões menos vigorosos para obter flores maiores. Deve aplicar um fertilizante com baixo teor de azoto e vigiá-las do aparecimento de oídio e de pulgões.

Deve aumentar a frequência das regas, agora que as temperaturas começam a subir. Poderá pulverizar algumas espécies, para aumentar as condições de humidade, com exceção das de flor ou as que tiverem folhagens aveludadas.

As gardénias, as azáleas, as hortênsias e as camélias tendem a ter folhas amarelecidas. Se é o caso, este é o momento de enriquecê-las com turfa e um fertilizante com elevado teor em ferro. 

Adube os vasos duas vezes por mês. Nesta época de maior desenvolvimento vegetativo os nutrientes dos substratos esgotam-se rapidamente. A aplicação de um fertilizante líquido, diluído em água, é um método bastante prático.
  
Transplante para um vaso maior as plantas cujo tamanho do recipiente já não é compatível com o seu desenvolvimento.

Proceda à remoção de todas as partes murchas e debilitadas das plantas.
  
As bolbosas, como as túlipas, devem ser arrancadas após a sua folhagem secar e guardadas até à próxima plantação.
  
Corte, regue e fertilize os relvados.

Se quer gipsófilas no jardim, plante-as durante este mês.

Os ásteres gostam das condições desta época. É a altura de os plantar, em bordaduras ou em maciços.

Se gosta de dálias plante-as agora, ou será demasiado tarde.
  
As glicínias estão em plena floração durante este mês. Exalam um aroma muito intenso, gostam de luz solar, regas generosas durante a floração e de um solo bem drenado. São muito marcantes e contrastantes  a revestir muros de pedra, preferencialmente de cores escuras, como o basalto.

Os pelargónios embelezam vasos, floreiras e canteiros com os seus ramalhetes de flores alegres e multicoloridas. Gostam de sol e, apesar de bastante resistentes, preferem um substrato húmido no Verão. Não descure a rega.

A sua horta começa a ganhar forma. A lista de plantações não varia muito em relação ao mês anterior.  Pimentos, tomates, pepinos e alfaces são alguns dos vegetais que ainda pode plantar e tirar partido das suas vantagens nutricionais, em saladas bem fresquinhas. 
Quanto a sementeiras opte por agriões, espinafres e couve chinesa. Desenvolvem-se muito rapidamente e dão origem a uma profusão de folhas, o que é sempre muito vantajoso.


Ainda tem muito que fazer no seu jardim?


Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula



Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

4 comentários:

  1. Olá.
    Gostei de conhecer o seu blog. Já adicionei aos meus favoritos!
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada! Também gostei muito do Faroleco. Os seus conteúdos são interessantes e demonstram uma enorme preocupação ambiental. Vou segui-lo e aprender consigo!
      Cps,
      Paula Craveiro

      Eliminar
  2. Parabéns pelo seu blog. É agradável de se ler e o conteúdo é muito bom, além de ser bem colorido com lindas fotos. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Muito obrigada pelo seu amável comentário. Ainda bem que gostou! É um imenso prazer e um contributo para quem gosta de jardins e de jardinagem.
      Cps,
      Paula Craveiro

      Eliminar