Menú de Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Grevillea rosmarinifolia, um arbusto resistente

Sempre que escolho plantas para os jardins, sobretudo para áreas de grande dimensão, a principal preocupação é a necessidade de água das espécies. Tratando-se de um recurso natural tão importante, devemos geri-lo com toda a racionalidade e não nos podemos permitir a desperdícios. 
Para que isso aconteça, tudo começa com a seleção criteriosa das plantas, que deve resultar na promoção da sustentabilidade da jardinagem e dos jardins.

Gosto da ideia de ter espécies resistentes, tolerantes e adaptadas, mas igualmente vistosas, que não dependam diariamente da minha ação. Se, por alguma razão, tiver que reduzir os trabalhos de manutenção e a rega, é importante que as plantas aceitem essa nova situação sem um impacto imediato no seu aspeto e desenvolvimento.


A Grevillea rosmarinifolia é um excelente exemplo de rusticidade. Trata-se de uma planta arbustiva originária da Austrália, logo com grande tolerância à falta de água, de médio porte e crescimento rápido e, ainda, muito florífera, manifestando-se em cachos de flores encarnadas com néctar, uma atração para uma diversidade de insetos.

Não é preciso muito mais para plantá-la no seu jardim!

Gosta de localizações soalheiras, regas espaçadas e de ser podada assim que o seu desenvolvimento justificar. Os solos drenados favorecem o seu desenvolvimento.
Presta-se a sebes talhadas ou de crescimento livre, a maciços, ou a estar isolada no jardim. No caso de sebes, prefiro quando as plantas crescem livremente.

Tenho três exemplares desta espécie no meu jardim que, sem grandes cuidados de manutenção, estão sempre lindíssimas.

Junto de um tufo de estrelícias.


Num enquadramento com estrelícias, alfazemas e pinheiros.


Compacta e muito densa, é completamente intransponível quando a formar sebes.


Se alcançar um crescimento que a torne menos atrativa, deve ser podada. Eu costumo podá-las de 3 em 3 anos.


Se não quer ver o consumo da água a disparar no seu jardim, durante a época mais quente do ano, a presença destes arbustos é um bom contributo.

Obrigada pela visita.

Um beijinho  e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário