Menú de Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cuidados a ter com as alfazemas

Pertencem à flora mediterrânica e foram introduzidas pelos árabes na Península Ibérica, tendo-se difundido rapidamente pela Europa. As alfazemas têm grande popularidade e tradição nos jardins portugueses graças às suas características tão especiais e sedutoras. Existem muitas espécies e variedades do género Lavandula e, quase todas, apreciadas pela folhagem prateada e pelo intenso perfume que produzem no verão. Umas são mais aromáticas do que outras, mas todas de uma beleza inigualável. As mais comuns são a Lavandula dentata, a L. latifolia, a L. angustifolia e a L. stoechas, conhecida vulgarmente por rosmaninho.


Usam-se em floreiras, em vasos, em canteiros ou em bordaduras. A utilização mais apreciada é a delimitar caminhos pois, ao permitirem um efeito contrastante, vão libertando o seu perfume sempre que tocadas. O perfume de alfazema num jardim dá uma sensação de acolhimento e é tão quente e intemporal!








A utilização das alfazemas não se esgota no interesse ornamental. O seu uso é ancestral e acompanha a nossa história:  no império romano usavam-nas em banhos públicos e na preparação de medicamentos; os egípcios, para a mumificação; os gregos, que aprenderam a usá-las com os egípcios, atribuíam-lhes o poder da cura de várias doenças e, nas duas guerras mundiais, eram usadas como desinfetante nos soldados feridos. 
Atualmente são bastante valorizadas como plantas medicinais, na cosmética e na gastronomia, sendo, nesta área, usadas para aromatizar azeites, vinagres, manteigas e na doçaria. 


França é o maior produtor de alfazemas para extração do óleo das flores. Sabia que para se conseguir 1 Kg deste óleo essencial são necessários 150 a 200 Kg de flores de alfazemas? A quantidade de plantas que vão ser necessárias!

No sul, na Provença, os alinhamentos de alfazemas em colorações de lilás a perder de vista, são uma inspiração para o cultivo destas plantas, simples e despretensiosas, mas também muito nobres e magnéticas.





Numa tentativa de criar este efeito provençal, plantei duas bordaduras no meu jardim. O resultado não é, de todo o mesmo, mas consegui uma aproximação destas manchas tão coloridas e perfumadas. Quando estão em plena floração, para além da magnífica profusão de flores, o jardim torna-se bastante mais dinâmico e uma atração para borboletas e outros insetos.



Apesar de bastante resistentes é importante respeitar algumas condições para que o seu desenvolvimento se mantenha vigoroso. 
Tratando-se de plantas adaptadas aos verões mediterrânicos, quentes e secos, não gostam de muita água depois de devidamente instaladas: regam-se regularmente no primeiro ano e posteriormente vai-se reduzindo. Gostam de sol, de terrenos soltos, permeáveis e arenosos e de uma intervenção anual de poda no início da primavera ou do outono. Esta operação é das mais importantes na manutenção das alfazemas. Se forem podadas severamente todos os anos, ou seja, reduzindo a metade ou a 2/3 o seu tamanho, responderão com uma rebentação vigorosa, mantendo portes harmoniosos e arredondados, tal como lhes são característicos. 
Se não o fizer com regularidade, a sua forma tende a descaracterizar-se devido ao crescimento desalinhado dos ramos. 
Plantam-se na primavera, devendo reservar o espaço suficiente para o seu crescimento.
A multiplicação faz-se através de estacas ou por semente. Em casa parece-me mais prático a realização de estacaria. 

Os cães não gostam muito destas plantas o que, nalgumas situações particulares, pode ser vantajoso pois afastam-se e não são tentados a danificá-las.

Para aproveitá-las ao máximo, deixo-lhe 4 dicas muito fáceis de pôr em prática:

Dica 1: Se quer desfrutar destes perfumes no inverno, o melhor que tem a fazer é colhê-las no início da floração, antes das flores abrirem pois, nesta fase, verifica-se uma maior concentração dos óleos essenciais. A seguir junte-as em raminhos e pendure-as com as flores para baixo, num local seco e arejado;


Dica 2: Faça bouquets. Junte várias espigas de alfazema num ramo e ate-as com fios de ráfia. São bonitos e perfumarão toda a sua casa;


Dica 3: Cuide das alfazemas quando as flores começarem a murchar. Corte-as para incentivar novas florações;


Dica 4: Coloque florzinhas de alfazema numa garrafa com álcool e mantenha-as durante 20 dias. Ao fim deste tempo obterá um magnífico aromatizante.



As alfazemas ou lavandulas, como também são conhecidas, são plantas muito consensuais não deixando ninguém indiferente!

Gosta de alfazemas? 

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Pinterest e Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário