Menú de Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Magnólia, uma árvore majestosa


Magnolia grandiflora é o nome botânico desta notável árvore de grande porte, folhagem persistente e flores brancas.

O perfume inconfundível, o contraste da folhagem verde escura e brilhante com as flores grandes e solitárias, bem como os frutos cravejados de sementes encarnadas são, sem dúvida, atributos que se destacam em qualquer jardim.

Adoro vê-las repletas de flores! E assim estão agora. A sombra de uma magnólia é ótima e a forte fragrância das flores é mais acentuada ao entardecer. Ter uma magnólia junto de casa é a forma de perfumar todo o ambiente envolvente.

As folhas e as flores são muito usadas em arranjos florais. Já tenho usado as flores na decoração de mesas, em largas taças com água. Ficam a flutuar e o efeito é magnífico! Se lhes juntar velas, o conjunto fica lindíssimo e dará à sua mesa um toque bem romântico.

Nos jardins são lindas como árvores isoladas, tornando-se num elemento muito marcante.

Sendo uma árvore de porte imponente, deve reservar-lhe espaço suficiente para se desenvolver. A copa pode alcançar 15 m de diâmetro e quase 30 de altura. Dado que não perde a folhagem, não deve plantá-la muito próxima de fachadas de edifícios, ou de janelas, para não tornar o ambiente mais húmido e sombrio no inverno.

Não precisa de grandes cuidados se lhe proporcionar as condições desejadas. A única característica pouco atrativa  é o seu lento crescimento.

Exposição: Parcialmente sombreada e em locais abrigados. Se estiver ao sol, a folhagem fica com uma cor mais esbatida.
Solo: Drenado, profundo e com teor de humidade. Prefere solos ligeiramente ácidos.
Manutenção: Desde que instalada não requer muitas operações culturais. Anualmente, coloque-lhe matéria orgânica. Dispensa poda, devendo fazer-se apenas intervenções sanitárias, ou seja, corte de ramos secos e doentes.
Cuidados especiais: Apresenta alguma sensibilidade às geadas e à ferrugem, manifestando-se através de pústulas alaranjadas nos caules. Se tal acontecer, corte-os e queime-os de imediato.

Se o seu jardim reúne estas condições e se tem espaço suficiente, não hesite em plantar um exemplar desta espécie na próxima época de plantação. 
Se tiver pouco espaço disponível, pode optar por outras espécies do género Magnolia, arbustos ou arvóres, caducas ou persistentes.















Gosta de magnólias? 
São tão bonitas!

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário