Menú de Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Buganvílias, manchas luminosas

Brancas, rosa, salmão, lilás, encarnadas, simples ou dobradas, constituem um elemento de grande interesse ornamental!


É impossível não reparar nas magníficas florações destas trepadeiras, em manchas de cores fortes e quentes.

Revestem muros, fachadas, estruturas menos atraentes como vedações em mau estado e oferecem a sua sombra ao mesmo tempo que percorrem e se entrelaçam nas pérgolas.

São uma presença obrigatória nos jardins.

Sabia que o que mais nos atrai nas buganvílias não são as flores? Os ramalhetes coloridos e vistosos não são flores, mas um conjunto de folhas modificadas, designadas botanicamente por brácteas petalóides. As flores são muito discretas, têm cor creme e passam despercebidas no luminoso espectáculo que as brácteas proporcionam.
Flores ou não, a verdade é que são super vistosas. Podem ser brancas, rosa, salmão, lilás, encarnadas e simples ou dobradas. Podem também apresentar uma folhagem variegada que lhes permite efeitos decorativos bem contrastantes.

Gostam de uma localização soalheira, de preferência virada a sul, terrenos soltos e leves e não são muito exigentes em regas e adubações. Após o período de floração, deverá cortar os ramos em excesso ou os que cresceram demasiadamente. Não insista em plantá-las em zonas sujeitas a geadas porque não resistirão.
Conseguirá novas plantas através do método de estacaria. A melhor altura é durante o mês de agosto. Escolha ramos com crescimento do ano e corte estacas com 10 cm.

Deixo-vos algumas imagens destas trepadeiras em plena floração cuja riqueza ornamental é tão grande quanto a sua versatilidade!














Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula


Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário