Menú de Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Limpeza de ramos secos

Esta é a melhor altura para retirar os ramos secos e doentes das suas árvores e arbustos. Saiba porque deve retirá-los e como proceder!


É frequente as árvores e os arbustos produzirem ramos secos. Para além de bastante inestético, a sua permanência pode, num abrir e fechar de olhos, contagiar zonas saudáveis.

Esta operação, conhecida por limpeza de ramos secos ou poda sanitária, pode ser feita em qualquer época do ano. Ao contrário de outros tipos de poda, que se aconselham no período do repouso vegetativo, esta pode ser efetuada no verão. Será até conveniente que o faça antes da queda das folhas, no caso das espécies de folhagem caduca, porque os secos destacam-se melhor no meio das folhas e consegue retirá-los na totalidade.

Aproveitei e fiz uma limpeza às minhas lagestroemias, Lagerstroemeria indica, que têm imensos secos. Tenho uma de flor lilás e uma de flor rosa. Esta espécie é lindíssima!

A de flor lilás com inúmeros raminhos secos.



O corte de todos os secos e doentes.




A de flor cor-de-rosa tinha menos mas, mesmo assim, retirei bastantes.




Com uma tesoura de poda cortei todos os raminhos secos e doentes um centímetro acima da zona afetada, logo a seguir a um nó, para garantir a ramificação ou, nalguns casos, pela base do ramo, conforme a localização da patologia. Na transição entre a parte saudável e a parte seca poderão existir tecidos afetados e, se não cortar um pouco antes, estes poderão continuar a contagiar a planta. Fiz o corte na diagonal, para no caso de contacto com a água, esta consiga deslizar.

Não imaginam a quantidade de ramagem seca que resultou de cada exemplar.

De seguida, coloquei estes resíduos na pilha de compostagem. Como são muito finos decompõem-se rapidamente. Aqui tudo se aproveita!

Se as suas lenhosas têm ramos secos, retire-os enquanto as plantas ainda estão cobertas de folhas.

Bom trabalho!

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula

Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário