Menú de Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eliminação dos rebentos ladrões e dos pimpolhos

Junto à base do tronco de algumas espécies de árvores, pode surgir uma forte rebentação. Saiba as razões porque se aconselha a sua remoção imediata!


Os rebentos que se desenvolvem junto ao colo das árvores (zona de transição entre o sistema radicular e o tronco), designados vulgarmente por "rebentos ladrões", aparecem em qualquer altura do ano mas, nos meses de julho e agosto, surgem muito vigorosos e com um crescimento bastante rápido devido à intensa atividade vegetativa das espécies caducas. As seivas estão no máximo da sua atividade.

Os pimpolhos, muito frequentes nas tílias e nos choupos, surgem também com bastante vigor.
É muito importante proceder à sua eliminação logo que apareçam porque, entre outras razões, estão a consumir os nutrientes que deverão ser encaminhados para diferentes zonas das árvores, em muitas, para a frutificação. Se os deixar crescer demasiado, os caules engrossam dificultando a sua remoção e deixando cicatrizes maiores em redor do tronco. Outra questão importante é o facto de não querer que o seu jardim tenha um aspeto algo descuidado. Eu também não quero que o meu pareça!

Tenho duas tílias com silhuetas muito elegantes, característica destas árvores.
As flores são docemente perfumadas e podemos ter chá sempre à mão. Têm portes maravilhosos, quer estejam revestidas de folhagem, quer estejam completamente despidas. A arquitetura dos seus ramos é soberba e única!

A tília em fase de frutificação.

A copa frondosa.

Eu já tratei das minhas tílias e já cortei toda esta rebentação invasora. Já fez o mesmo?

Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula


Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário