Menú de Páginas

sábado, 20 de agosto de 2016

Cravos túnicos, cores alaranjadas

Mantenha o jardim com as cores vistosas dos cravos túnicos (Tagetes patula) durante um longo período!


Pertencem à família das asteráceas, a mesma dos girassóis e dos crisântemos e as suas flores fazem lembrar os cravos, sobretudo as variedades de flores dobradas. O género inclui cerca de 50 espécies sendo a Tagetes patula uma das mais vulgarizadas.

São plantas de ciclo vegetativo anual, muito resistentes e usadas com frequência no revestimento de canteiros, em bordaduras, em maciços e também na ornamentação de jarras. Uma utilização muito curiosa é o seu aproveitamento na indústria de preparação de alimentos para pássaros, uma vez que as folhas, depois de reduzidas a pó, servem para avivar as cores alaranjadas da penugem dos canários.

Florescem entre a primavera e o outono, cabendo-lhes a responsabilidade de dar cor e proporcionar fortes aromas ao jardim, durante um longo período.

Cultivam-se ao ar livre e sempre debaixo de sol. A sementeira faz-se em março, em local provisório ou diretamente no local definitivo. Neste caso, obterá um tapete denso que terá que desbastar. Na época mais quente exigem regas praticamente diárias, bastando uma rega a cada dois ou três dias, durante a primavera. 
Se estiverem na terra não são muito exigentes quanto à fertilização mas, em vasos ou floreiras, agradecem uma adubação líquida de três em três semanas. Preferem os solos permeáveis.


Obrigada pela visita.

Um beijinho e até breve,

Paula


Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário