Menú de Páginas

sábado, 6 de agosto de 2016

Os insetos e a polinização

Os insetos são os verdadeiros cupidos da natureza!


Para além de garantir a produção de frutos, de sementes e a reprodução das plantas, a polinização é um dos principais fatores no crescimento e manutenção da biodiversidade. Graças a este processo, existe uma enorme variedade de plantas com características tão diferentes, todas elas imprescindíveis à manutenção do equilíbrio ecológico.
 
Os pássaros, as borboletas, as abelhas e outros insetos, têm um papel importante na transferência do pólen na mesma flor ou entre flores da mesma planta, e decisivo entre plantas localizadas em sítios diferentes. Ao pousarem constantemente nas flores, de preferência nas mais coloridas, vistosas e perfumadas,  levam o pólen dos estames (elemento masculino) agarrado às suas patas e, quando em contacto com a parte feminina (carpelos),  inicia-se a fecundação. As abelhas estão no top deste processo porque, em condições naturais, alimentam-se do néctar das flores.

É curioso como as plantas também são seletivas. É muito comum determinadas espécies de plantas  serem exclusivamente polinizadas por espécies específicas de insetos, e isto acontece devido às relações de interdependência existentes na natureza. Percebe-se assim que até os insetos menos interessantes e atraentes, podem ter uma função polinizadora determinante.
 
Inúmeros tipos de plantas, produção de alimentos, maior produção de oxigénio, são só alguns dos benefícios mais evidentes, que resultam do trabalho incansável dos pequenos e simpáticos insetos que, para além de tudo o mais, são ... os melhores cupidos que a natureza dispõe!


Obrigada pela visita.
 
Um beijinho e até breve,
 
Paula
 
Imagens: Paula Craveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário